Seguidores

segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO, ATRAVÉS DO GOVERNADOR SILVAL BARBOSA E DO SECRETARIO DE JUSTIÇA DR. LUIZ ANTONIO FAZEM GESTÕES QUE FORTALECEM A SEGURANÇA DAS UNIDADES PENITENCIÁRIAS

As Unidades Penais estavam foram de controle do Estado, sem realizações de Procedimentos que deveriam ser padronizados, sem um projeto de segurança penitenciário e com isso, os métodos aplicados por Diretores, onde muitos, nem servidores eram, estavam fomentando a deflagração do BARRIL DE PÓLVORA nas unidades. Na época as celas eram consideradas verdadeiros escritórios do crime mantido pela omissão dos diretores

Os Servidores que não concordavam com as regalias abusivas autorizadas pelas direções na época, ONDE COLOCAVAM A SEGURANÇA EM RISCO, NÃO HAVIAM REVISTAS, NÃO HAVIAM CONTROLE DE QUEM ENTRAVA PARA VISITAR O PRESO, PRESOS SAIAM DA UNIDADE SEM ESCOLTA E CUSTODIA, ERA UMA VERGONHA. Os Servidores que não concordavam com os erros gravissimos da direção sofriam perseguições, humilhações, isolamentos, sendo encaminhado para Superintendencia denuncias falsas que eram encaminhada a Comissão Processante Disciplinar. 

Muitas denuncias falsas criadas por Diretores na época, era utilização de depoimento de presos para denunciar servidor com denuncias armadas, falsas, combinadas. 


PROFISSIONALIZAÇÃO ADEQUADA

Aplicação dos métodos DPOE e GIR são as ferramentas de segurança penitenciária que todas as Unidades Penais de Mato Grosso gradativamente estão sendo aplicando para aumentar a Segurança das Unidades Penais.

Em vários Estado do Brasil, o GIR é o carro chefe da manutenção da ordem, disciplina e da Segurança das maiores Penitenciárias do Brasil.


Destinado a atuar nos estabelecimentos penitenciários do estado, os seus integrantes passam por treinamentos especifico nos métodos que são utilizados no ambiente carcerário.



Em São Paulo, após o Governo do Estado instituir a criação do GIR, a Secretaria da Administração Penitenciária sobre dados estatístico, apontou diminuições significativas nas ocorrências nas Unidades em que tinha histórico de fugas, motins e rebeliões. Algumas Unidades a anos não tem nenhuma ocorrência.

Em Mato Grosso, o GIR iniciou com um pequeno grupo de Servidores na Unidade Penal de Campo Novo, onde na época estava Diretor da Unidade o Agente Penitenciário Agno Ramos. Sendo uma Unidade referencia, O Agente Penitenciário Agno Ramos compartilhou o conhecimento que tinha com vários servidores de outras unidades. Logo a Família Gir ampliava e métodos ganhavam outras unidade.




INICIO DA MUDANÇA E APLICAÇÃO DOS MÉTODOS NECESSÁRIOS

Em Rondonópolis, a Penitenciária foi a unidade que iniciou o processo de ativação em que o BARRIL DE POLVORA a qualquer momento explodia. Essa Unidade na época, ganhava machetes de jornais do Estado de Mato Grosso, sendo destaque no Jornal Nacional e Fantástico, na maior emissora do Brasil.


Governo do Estado de Mato Grosso, rapidamente identificou a necessidade urgente de se tomar providencias imediatas e o Agente Penitenciário Agno Ramos, com conhecimento em Gestão Administrativo de Unidade Penal, Instrutor do GIR/DPOE foi convidado para assumir a Direção da Penitenciária da Mata Grande na cidade de Rondonópolis.

Atualmente, as mudanças feitas na Penitenciárias da Mata Grande em Rondonópolis, serviu de referencia para a maior Penitenciária Central do Estado de Mato Grosso em Cuiabá. Hoje temos na frente da Gestão da Penitenciárias Agentes Penitenciários do GIR realizando grandes mudanças que são necessárias para manter a ordem, disciplina e legalidade e permitindo mais segurança a todos, mais eficiência nos procedimentos, permitindo bons resultados.


O Agente Penitenciário Agno Ramos, idealizador do GIR em Mato Grosso, realizou vários cursos por iniciativa própria e hoje, possui mais de 500 Agentes Penitenciários que respiram a filosofia do GIR distribuídas em todas as Unidades Penais de Mato Grosso. "Sempre pronto para as missões nos recintos carcerário".


Em 2014, os Agentes Penitenciários aguardam abertura da formação de novas turmas do GIR em Mato Grosso e especula que a Escola Penitenciária irá promover por ordem do atual Secretario de Justiça Dr. Luiz Antonio a 1º Turma, falam de 200 novas vagas, mas sonhamos com uma formação de 200 Agentes Penitenciários do Gir sobre Curso de realinhamento das praticas táticas em ambientes carcerários.


As mudanças tem que serem feitas por aqueles que sabem fazer, desejam e praticam atitudes de mudanças, caso contrario, ficaremos anos e anos apenas vendo a GESTÃO DO BARRIL DE PÓLVORA voltar a Mato Grosso.


MENSAGEM AO AGENTE PENITENCIÁRIO "01"

Nunca desista, mesmo enfrentando obstáculos e dificuldades, não desista dessa dedicação que tem pelo Sistema Penitenciário. Quando encontrar uma grande pedra no caminho e tiver dificuldade de movimentar ela, lembre-se, você nunca estará sozinho, a família GIR esta com você, somos 10, 100, 500 e logo seremos Mil Agentes Penitenciários capacitados através desse métodos táticos tão importante para manter a ordem, disciplina e segurança. 

'Juntos somos sempre fortes"


Equipe Blog Agepen01mt

Um comentário:

  1. Dou a minha vida por um amigo, assim, que eu veja meu amigo de pé antes do serrar dos meus olhos,o cansaço e a dor são Passageiro, A Moral é Eterna!!!Ademar Agpen /05 terceiro curso do GIR

    ResponderExcluir

ATENÇÃO: Embora não havendo necessidade de identificação do usuário, sugerimos preferencialmente que o faça. Lembramos que esse é um espaço democrático, por maior que seja sua (provável) indignação, faça sua contribuição com RESPONSABILIDADE e EDUCAÇÃO. Agressões pessoais e termos chulos serão apagados. Vide Art. 220 § 1º e §2º da CF.